Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pituska - Yorkshire, 9 anos

Essa é a "Pituskinha". Pituska retirou dois discos intervertebrais cirurgicamente devido à extrusão dos mesmos, que na ocasião causaram-lhe dores insuportáveis. Infelizmente após a cirurgia Pituska perdeu totalmente os movimentos e a sensibilidade dos membros posteriores. Fez acupuntura no pós-operatório para aliviar dores no local da mesma. Ela é mantida pela acupuntura há muitos anos e, apesar de ter paralisia irreversível dos membros posteriores, mantém-se feliz e controlada. Nesse caso, a acupuntura atua em múltiplos problemas decorrentes dessa condição em que o animalzinho se encontra:  aliviando dores e contraturas musculares nos membros anteriores e pescoço (pelo esforço que faz ao superutilizá-los para sua locomoção); melhorando a imunidade geral do organismo, impedindo que  infecções urinárias baixas (cistites) recorrentes possam ascender aos rins ou até mesmo evoluírem para uma sepse (infecção generalizada), como ocorre em muitos casos, principalmente quando os agentes dessa infecção tornam-se cada vez mais resistentes a antibióticos; controlando incontinência ou retenção urinárias. Tenho utilizado também a eletroacupuntura, para potencializar a ação das agulhas no relaxamento muscular (cervical e membros anteriores) ou na tonificação dos músculos dos membros posteriores, impedindo atrofias. Outras técnicas também são associadas à acupuntura tradicional: um exemplo é a auto-hemoterapia, que consiste na injeção de sangue do próprio animal em pontos de acupuntura. No caso da Pituska, foi incrível a resposta na pele, que estava com inúmeras lesões crostosas e ficou praticamente limpa em uma semana! 
Casos como os da Pituska necessitam de uma atenção redobrada com o manejo, objetivando sempre manter o animal feliz e confortável. Nesse quesito Pituska não tem de quê reclamar, pois mamãe Malu está sempre atenta e não mede esforços para dar todo o conforto a sua filhota! Vejam pela foto: parece-lhes um animal triste e deprimido?
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Caso tenha dificuldades em postar,por não possuir uma conta no google, entre como "anônimo", ou cadastre-se no google (conta no orkut é uma conta do google, por ex).