Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Gugy - Geriatria. artroses, tumores, alterações cardio-respiratórias, insônias

Esse cocker lindo é o Gugy, um dos meus "velhinhos". Gugy tem seus 17 anos! Esse guerreiro tem muita história para contar: fratura e cirurgias no cotovelo direito, ablação de conduto auditivo por otite crônica, retirada de um pólipo no reto, espondilites, artroses, displasias. O pólipo no reto existia há pelo menos 2 anos e havia sido equivocadamente (histopatológico) diagnosticado como neoplasia (câncer). Devido à idade do animal na época do diagnóstico (15 anos de idade), a proprietária optou por não tentar nada como cirurgia, quimioterapia, por julgar que o animal, cardiopata, não suportaria tamanha carga de sofrimento,diante de uma perspectiva de sobrevida tão pequena. Já nessa época Gugy fazia acupuntura para aliviar as dores e melhorar imunidade. Uma coisa que sempre me intrigou como acupunturista, foi o tipo de pulso (um dos métodos diagnósticos na medicina chinesa) que Gugy apresentava, que era sempre deslizante e mole, indicativo de presença de umidade e não áspero e tenso, como deveria ser num caso de tumor maligno. Sempre comentei com a Maria de Fátima, sua proprietária, que pela MTC ele não seria um paciente sujeito a metástases, mas a localização do tumor era delicada. Clinicamente havia sangramento e dor às evacuações, que muito melhoravam após as sessões de acupuntura, mas antes de uma semana pioravam. Sugeri à proprietária que consultasse uma oncologista cirurgiã, pois o animal sofreria mais se houvesse obstrução do trânsito intestinal. Decidida, autorizou a cirurgia que, pra nossa surpresa, transcorreu muito bem, assim como o período pós-operatório. Maior foi a surpresa ao sair o resultado da biopsia: tumor benigno! 

Depois (e durante) disso Gugy sempre fez acupuntura, para aliviar suas dores articulares , alguns episódios de     dificuldades respiratórias (asmatiformes), bem contornadas com as agulhas, reduzindo muito a necessidade de inúmeros medicamentos. 

Outras queixas, de poucos recursos terapêuticos pela medicina ocidental, são bem controladas pela acupuntura, como a agitação e vocalização noturnas, insônia. Esses sintomas são muito comuns em animais idosos e são interpretados na medicina tradicional chinesa como deficiência da energia Yin  (pioram à noite).



Essa semana iniciaremos com algumas ervas de fitoterapia chinesa para complementar a ação das agulhas, e tonificar mais sua essência. Afinal de contas, 17 anos com essa aparência não é para qualquer um, não é Gugy?

6 comentários:

  1. Gugy!!! Mto lindo..
    Parabéns pelo blog... Está muito bem escrito e super didático. =D
    Bjobjo
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Carol. Visite sempre! Bjs. Eliane

    ResponderExcluir
  3. Adorei ver meu velhinho na net!!!! Graças às sua agulhas maravilhosas podemos desfrutar da companhia por tanto tempo. Agradecemos sua dedicação e perspicácia nos diagnósticos (muitas vezes até nos humanos, hehehe) Eliane não é só a veterinária do Gugy, mas tornou-se nossa amiga e anjo da guarda do nosso vovô. Nossa gratidão e carinho! Beijos Fátima

    ResponderExcluir
  4. Fátima, poder melhorar a qualidade de vida dos meus pacientes e ainda fazer bons amigos como você é muito gratificante! Muito obrigada pelas palavras carinhosas! Beijo. Eliane Nishijima

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Eliane, hoje nosso querido Gugy foi encaminhado ao belo jardim de São Francisco de Assis,lá no céu, via injeção de anestésico, pois não suportava mais sua dores. Queremos agradecer seu carinho e dedicação por tantos anos, o que nos proporcionou estar com ele durante tantos anos mais. Receba minha gratidão sincera por tudo de bom que voce ofereceu ao nosso amigo, cujo corpo dedcansa lá em Friburgo num belo jardim. Abraços bem apertado Fátima e Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima e Marina. Confesso que, deixando o profissionalismo de lado, recebo essa notícia com lágrimas nos olhos e coração apertado. Não poderia ser diferente. Após tanto tempo acompanhando essa trajetória, impossível não me sensibilizar. Foi um prazer fazer parte da luta diária que foram esses últimos anos de vida do nosso "véinho", principalmente pela lição de amor e dedicação que tive com você, Fátima, uma pessoa maravilhosa. O Gugy foi premiado por ter ganho uma proprietária (mãe) como você, tanto que não queria partir. A imagem que vou sempre guardar dele é aquele rabinho apaixonado abanando por saber que VOCÊ estava por perto. Esqueçamos os dias mais sofridos. Fiquem com Deus. Eliane Nishijima

      Excluir

Deixe seu comentário. Caso tenha dificuldades em postar,por não possuir uma conta no google, entre como "anônimo", ou cadastre-se no google (conta no orkut é uma conta do google, por ex).