Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Gugy - Geriatria. artroses, tumores, alterações cardio-respiratórias, insônias

Esse cocker lindo é o Gugy, um dos meus "velhinhos". Gugy tem seus 17 anos! Esse guerreiro tem muita história para contar: fratura e cirurgias no cotovelo direito, ablação de conduto auditivo por otite crônica, retirada de um pólipo no reto, espondilites, artroses, displasias. O pólipo no reto existia há pelo menos 2 anos e havia sido equivocadamente (histopatológico) diagnosticado como neoplasia (câncer). Devido à idade do animal na época do diagnóstico (15 anos de idade), a proprietária optou por não tentar nada como cirurgia, quimioterapia, por julgar que o animal, cardiopata, não suportaria tamanha carga de sofrimento,diante de uma perspectiva de sobrevida tão pequena. Já nessa época Gugy fazia acupuntura para aliviar as dores e melhorar imunidade. Uma coisa que sempre me intrigou como acupunturista, foi o tipo de pulso (um dos métodos diagnósticos na medicina chinesa) que Gugy apresentava, que era sempre deslizante e mole, indicativo de presença de umidade e não áspero e tenso, como deveria ser num caso de tumor maligno. Sempre comentei com a Maria de Fátima, sua proprietária, que pela MTC ele não seria um paciente sujeito a metástases, mas a localização do tumor era delicada. Clinicamente havia sangramento e dor às evacuações, que muito melhoravam após as sessões de acupuntura, mas antes de uma semana pioravam. Sugeri à proprietária que consultasse uma oncologista cirurgiã, pois o animal sofreria mais se houvesse obstrução do trânsito intestinal. Decidida, autorizou a cirurgia que, pra nossa surpresa, transcorreu muito bem, assim como o período pós-operatório. Maior foi a surpresa ao sair o resultado da biopsia: tumor benigno! 

Depois (e durante) disso Gugy sempre fez acupuntura, para aliviar suas dores articulares , alguns episódios de     dificuldades respiratórias (asmatiformes), bem contornadas com as agulhas, reduzindo muito a necessidade de inúmeros medicamentos. 

Outras queixas, de poucos recursos terapêuticos pela medicina ocidental, são bem controladas pela acupuntura, como a agitação e vocalização noturnas, insônia. Esses sintomas são muito comuns em animais idosos e são interpretados na medicina tradicional chinesa como deficiência da energia Yin  (pioram à noite).



Essa semana iniciaremos com algumas ervas de fitoterapia chinesa para complementar a ação das agulhas, e tonificar mais sua essência. Afinal de contas, 17 anos com essa aparência não é para qualquer um, não é Gugy?